quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SANTIAGO DO CHILE - dicas por e-mail

Quando voltei de Santiago do Chile a Natália, minha irmã, estava chegando. Passei um e-mail para ela com tudo que tinha feito e adorado. Eu amei a cidade.Vale comentar que pesquisei pela blogosfera e conversei com a Cris Berger que também é apaixonada pelo país e me deu muitas dicas preciosas. Passei 3 dias por lá e, sim, foi muuuuito pouco.
O e-mail que enviei para minha irmã foi esse...
PRIMEIRO PASSO
Primeira coisa a fazer ao chegar em Santi, se quiseres jantar num lugar MA-RA-VI-LHO-SO: pede para o teu hotel fazer uma reserva no Aquí está Coco. O restaurante pegou fogo há 2 anos e foi todo destruído. Só agora, em julho de 2010, voltou a funcionar. A decoração e comida são show. Um dos melhores restaurantes da minha vida. Visita a cave, tudo. Tem mais: o restaurante é todo verde, ou seja, construído com tudo sustentável. Aqui, tomei o melhor pisco sour de toda a viagem. Ah, o carro-chefe são os frutos do mar, claro.
www.aquiestacoco.cl
Todos os detalhes desta minha experiência foram registrados aqui, no Destemperados.


SEGUNDO PASSO
Muito pisco e vinho chileno. Pisco é a caipirinha deles. Só que 1 pisco = tchuca. Pega leve! 


TERCEIRO PASSO
Santiago é uma cidade excelente para correr ou caminhar. Todas as grandes avenidas têm áreas verdes com miniparques no centro, tudo de bom. Quem gosta de praticar esporte não pode deixar de levar seus trajes.
QUARTO PASSO
Verificar horários e fazer reservas. Domingo à noite quase todos os restaurantes fecham.


HOTEL 
Ficamos em Vitacura no Novotel. Excelente localização, bom preco, quarto confortável e café da manhã aprovadíssimo. Tomara que o teu hotel seja esse.
O hotel mais badalado do momento é o W. A Cris Berger fez elogios rasgados e sugeriu a visita. Por lá, conferir o happy no terraço, as baladas e o jantar no restaurante Osaka - imprescindível as reservas. (a Natália, minha irmã, foi 3 vezes ao W Santiago e amou.)


Novotel
Av Américo Vespucio Norte 1630
Vitacura, Santiago, Chile
(0)2 499 2200

Hotel W Santiago
Isidora Goyenechea 3000, 7550653 
Las Condes - Santiago de Chile. 
+56(2)7700000; +56(2)7700001


BELLAVISTA
Vai depois das 14h e caminha na rua principal, 
calle Constitución. Por ali, tem um monte de barzinhos e atrações (tudo a pé). Bebe um pisco no Galindo, botecão boêmio bem simples, mas querido pelos chilenos. Pede tambem um belisco típico deles, o pastel de choclo (parece um suflê).
Galindo - Dardignac 098 (com Constitución - Bellavista). Antes do Galindo, carimba o museu do Neruda - La Chascona. Ali o poeta Pablo Neruda morou com sua última mulher. Achei interessante e apaixonante saber sobre sua vida. Tem que marcar a visita guiada com guia (espanhol ou inglês). 
La Chascona- Fernando Márquez de la Plata 0192, Bellavista
Bem no final da Calle Constitución, tem o Parque Metropolitano e a Calle Pio Nono. É ali que se pega o funicular para subir o cerro San Cristóbal, onde a vista de Santiago e das Cordilheiras é o must. Esse passeio tem que ser num dia bonito e claro, para ver a cordilheira e tirar fotos lindas. Sim, vale a subida turistíca. Leva um vinho pequeno na bolsa e umas frutas secas chilenas e faz um momento de refexão (comprar no Coquinaria ou na Falabella). A primeira parada do funicular é o Zoológico - ideal com crianças.
Parque Metropolitano: www.parquemet.cl
Ali, nesse bairro - na calle Constitución, tem o Pátio Bellavista, cheio de restaurantes. O lugar é meio turistão, mas legal.

PROVIDENCIA
Almoçar, jantar ou beber no LIGURIA (http://www.liguria.cl/) . O lugar é TUUUUUDO. Fecha aos domingos. Tem 3 enderecos. Recomendo muito o da Luis Thayer Ojeda, 019 - quase esquina com a Av Providencia. Pede o queijo de cabra de entrada e pastel de  carangueijo. Tem que ir. A dica também foi da Cris Berger.
Ver mapa aqui!
o povo da excursão!
VITACURA
Não vai na Av. Alonso de Cordoba, rua das grifes e versão Oscar Freire de Santiago - achei sem graça. Minha sugestão é caminhar toda Isidora Goyenechea - vai por mim! Não tem lojinhas, mas tem vários restaurantes e prédios lindos (é um centro financeiro). Parece NY, só que numa versão limpa e bem menos barulhenta. No final da rua, tem uma loja gigante com uma porta vermelha: El Mundo del Vino. Ao lado dessa loja, desce no subsolo, almoça e faz compras na Coquinaria - um paraíso gourmet. Experimenta o Ceviche de entrada. Ótimo lugar para comprar comidinhas para fazer picnic no cerro Sao Cristóbal. 
http://www.coquinaria.cl/
http://www.elmundodelvino.cl/
Outros lugares interessantes por ali: uma filial da Confeitaria Torres, a mais antiga de Santiago.


CENTRO
Passeio cultural e turístico pelo centro da cidade é preciso. Vai pela manhã e, mais tarde, almoça no tumultuado Mercado Municipal de Santiago.
Roteirinho: desce na Plaza de Armasvisita a Catedral, logo em frente, e segue caminhando pela rua da Catedral, a Paseo Ahumada - meio a Florida de Buenos Aires ou Rua da Praia de Porto Alegre. Ali tem a rede de departamento famosa, a Falabella, e os "Cafes con Piernas" . Fui no Café Haiti, mas tem outros dois famosos por ali.
Outros lugares por ali:
-Palácio de la Moneda - sede da presidência. Tem um centro cultural bem interessante no subsolo, onde há oficinas que ensinam o artesanato da região.
-Museu Precolombino - pequeno e interessante para quem curte museu.
-Caminha e tirar fotos lindas nas ruas Paris e Londres.
-Conhecer a Confiteria Torres - a mais antiga de Santiago, na Alameda, 1.570.  Almoço no Donde Augusto - que deve ser dono de 70% do espaço do Mercado de Santiago. Pedir o Jardim de Mariscos e relaxar diante da confusão do local. Tem cheirinho de peixe até no copo de vinho, mas é divertido. O Seu Augusto está sempre por ali recebendo os clientes.


COMPRAS
Vai, sem medo de errar, no Shopping Parque Arauco  - www.parquearauco.cl/
AMEI esse shopping. No terceiro piso é só decoração. Não deixa de conferir as coisas para casa da Falabella e da Casa e Ideias (ótima para comprar bugigangas liindas).
Além de tudo, o shopping tem restaurantes e cafés ao ar livre - muitas mesinhas na rua, uma delícia.

Agora, para compras para a neve ou aventuras esportivas, não dá para perder o MallSports. Nesse shopping tem escalada, pista de skate, piscina com onda e outras cositas divertidas.
www.mallsport.cl/
Quem pega um táxi até o MallSports (é longe) pode conferir também o artesanato local do Pueblito  los Dominicos. www.pueblitolosdominicos.com/


RESPOSTA DA NATÁLIA AO E-MAIL
Também amei a cidade e acrescento mais duas dicas imperdíveis : o restaurante com visual lindo e bem frequentado, o Mestizo (4050 Av. Bicentenario Vitacura), e o incrível Bar e Restaurante La Peluquería Francesa. Ah, no Valle Nevado, não deixar de conferir o lado chic de La Parva!


Tin-tin!! Santiago merece muitos brindes.

4 comentários:

paola barbieri disse...

Alex...amei as dicas...temos que colocar o chile em uma das nossas viagens. O Sérgio conhece e sempre fala que eu vou amar. Já vou imprimir tuas dicas e "abrir um moleskine" só pra santiago do chile. bj da paola

Carol Passuello disse...

Oi Ale!!
Como dicas de restaurantes, acrescentaria o Astrid y Gastón e o Patagonia e de hospedagem o Orly.
Bjs

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Obrigada Carol!!! Fica registrado para a próxima. bjs para toda a tua turminha linda.
Alexandra

Paula Bastos disse...

Gente, eu preciso dizer que só há uma coisa melhor do que pegar as dicas do café vigem para sair realizado de uma trip: viajar com a Alexandra junto fazendo os sensacionais roteiros culturais e gastronômicos. É tudo de bom!!! Minha viagem com ela para Santiago foi inesquecível. Valeu Alexandra!!! Tu foste uma baita companheira. Beijos e até a próxima.
Paula Bastos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Site Meter