Texto da Paola
Eu sou supeita pra falar de qualquer lugar do Uruguay, que dirá de La Paloma. Então resolvi dividir com os leitores do Café Viagem algumas dicas re-própias pra que disfrutem bien.
• Dica básica: reserve um dinheiro extra pra torrar no Chuí. O maior free-shop de lá, o Neutral, abriu agora o Neutral mega store. Tem tudo: lojinha da Victoria Secret, Nike, Lacoste, Adidas, milhões de coisas pra criança, vários modelos de Ray Ban, todos os cremes, shampoos, maquiagens e perfumes. Além de bebidas super baratas e eletrodomésticos de pequeno porte porém de grande importância (ferro de viagem, mixer, chapinhas, etc.). O paraíso e, pra mim, uma novidade: você pode fazer na hora, e sem custos, o cartão fidelidade Neutral que dá descontos nas compras. Não é tudo?
• Alugue uma casa com toda infraestrutura ou fique num hotel bem confortável. Como La Paloma não tem muitas opções de entretenimento é importante estar bem hospedado. Seguem algumas dicas de lugares, mas a melhor de todas: se pretende voltar, dê uma pedalada por lá e fotografe as casas que mais vc gosta. Assim, a próxima temporada tá garantida. http://www.balneariolapaloma.com.uy/ http://www.hotelyeruti.com/ http://www.ronaparthotel.com/
• Para os mais aventureiros, La Paloma tem um hostel aparentemente super cool. Fica bem na frente do Punto Sur, motivo suficiente pra eu achar que esse hostel é legal. http://www.labalconadahostel.com/
• Pegar praia na Balconada. Pra mim é a praia mais bacana de todas. Sempre vamos nela, cheia de gente legal e silenciosa. Tem um barzinho delícia, bem na baixada principal da praia, que serve empanadas, bebidas e milho. Não deixe de ver o pôr-do-sol da Balconada. Um mais lindo do que o outro. Tão lindo que as pessoas até batem palmas. Buena onda total.
• Alugar bicicletas pra não precisar sair de carro. La Paloma é plana e se pode ir pra todo lugar de bicicleta: super, panaderia, carniceria, passear por la playa Serena, Anaconda ou La Aguada. Ande por tudo de bicicleta. existem 3 lojinhas pra alquilar. Fomos na Pinón Fijo, na rua do Los Molles, e adoramos. 15 dias, 600 pesos. Regalado! Calle Aries, casi con calle Antares.
• Supermercado Los Molles. Amo supermercados em qualquer lugar do mundo e esse é o melhor de La Paloma. Os fiambres são uma perdição: todo e qualquer queijo é uma delíca, todo e qualquer jamón, ou bondiola (copa) ou salame, ou seja lá o que for é uma delícia. E o melhor é que eles cortam fatias beeem fininhas. Prove todos. Além disso, independente da hora que você chegar vai ter uma baguete (flautas, como dicem) recém saída do forno. Só o cheiro já te mata. E antes de voltar pro Brasil, ranchinho de importados: Stella Atrois de litro, latinhas de Pilsen, vários potes legais de temperos, Mostaza Ssavora, farinha de Fainá e Pomelo são meus preferidos. Sempre voltam conosco. Calle Aries con calle Delfín.
• Comprar Malboro en paquete de diez. Aqui tem umas caixinhas que tem só dez cigarros. Além de você fumar menos, as caixas ainda são super charmosas. Compre um estoque e leve pra sua cidade para quando for a alguma festa ou para deixar em cima da mesa pros convidados num jantarzinho qualquer em casa. (nos Molles tem).
• Comprar bizcochos na Confiteria La Paloma. Bizcochos são as medias lunas, porém sem recheio. Todo mundo compra pra comer junto com o mate (chimarrão). E esse lugar, em especial, é o melhor da praia. Chegue de manhã cedinho e peça dulces e salados (o saquinho que vem já é um charme). Pegue seu chimarrão e vá bizcochar (que é comer bizcochos e charlar) por aí. Calle Del Navio, esquina calle Canopus
•Tem duas carnicerias ótimas mas que eu não lembro o nome. Ficam na rua do lado dos Molles, na calle Delfín. Foi o único lugar do mundo que eu vi que os açougues são limpos, a carne é boa e o ambiente climatizado. Toma.
• Tomar uma cerveja no balcão do Lo de Pocho: um mercadinho/restaurante bem “pé sujo” que tem um balcão do lado de fora. O lugar é bem simples, mas bem gostosinho pra uma tomar uma checha fria rápida e ver o movimento.
• Almoçar no Perla Negra. A primeira vista o lugar é meio estranho, mas dê a volta e sente numa mesinha na rua, de frente pro mar. A comida é ótima e é um dos únicos lugares que a cerveja já vem em um balde com gelo. Perfeito.
• Comer pizza na El Sargo. É uma pizzaria meio bastantão, mas uma delícia. Pra ir de noite comer mussarela con azeituna e tomar cerveja. No final da calle del Navio.
• Rotiseria Parada 7. A gente nunca foi mas sempre passo pela frene e acho super legal. Vai lá e depois nos conta se eu tava certa. É na calle dos los Molles.
• Pollo y Playa. Da série “a gente não foi mas queria ir”. Lugar que vende só frango, cru e pronto pra comer. O cheirinho é uma delícia e o nome ótimo. Bem na frente do los Molles.
• Só por curiosidade, visitar o Vivero de La Paloma. Uma das bandas pra se dar de bici. O lugar é super legal, cheio de luminárias, bancos, namoradeiras e coisas legais rodeado por flores e plantas amontoadas.
•Subir no Faro e ver La Paloma 360º. Lindo de mais, tem que ir. A vista é sensacional e o pôr-do-sol impagável.
•Comer churros na churreria Dan Yis. O melhor churros do mundo. não deixe de comer o tradicional churros relleno con dulce de leche e o melhor de todos: o simples, que é só a massa frita dentro de um saquinho, cheio de açúcar e canela. Hum.... O horário é super estranho: das 17h às 0h. Quase na frente do Ancap, na saída de La Paloma.
• De dia ou de noite, aproveitar o Punto Sur. Um restaurante sensacional na beira da Balconada. Pra ir depois da praia e curtir a vista do mar ou pra jantar. Desde o shanduíche caliente até a paella para "compartir", tudo é uma delícia. O Punto Sur é nosso refeitório em La Paloma. Calle Centauro s/n
• Almoçar ou jantar despretenciosamente no 7 Candelas. O lugar é bem bacaninha e a comida é uma delícia. Pescado del dia e ensalada verde é minha sugestão. Calle Mercutio y Saturno.
• Jantar no restaurante do Hotel Bahia. O hotel é o mais antigo de La Paloma e a chef de cozinha é ótima. O lugar não é lá muito charmoso, mas a comida é maravilhosa. Sente numa das mesinhas perto das janelas de vidro, peça um bom vinho uruguayo e desfrute! Ah! Av. Del Navío, s/n.
• Comer sorvete na Pop. é a sorveteria artesanal de La Paloma que já tem filial em La Pedrera e Punta. O sorteve é uma delícia. recomendo os de fruta (durazno, coco e limón), o de chocolate amargo e o de dulce de leche granizado. Os copinhos coloridos são uma graça. Pra trazer na mala.
• jantar e ouvir música no El Hinden. O nome é em homenagem ao navio chamado El Hilden que naufragou em Cabo Polônio e virou símbolo de corajosos marujos que lutavam não sei pelo que. O lugar é um charme total e a comida é ótima. Quase toda noite tem show acústico de um músico uruguayo de bom gosto. Tudo de bom.
• tomar vinho branco ou cerveja no Buscavientos, en los Botes. O lugar tem uma vista maravilhosa da praia e é super charmoso. Sentar numa mesinha de madeira e ficar olhando pro mar é maravilhoso. Nos aventuramos, sem sucesso, na comida. minha dica: é um lugar só pra beber. http://www.buscavientos.naturaluruguay.com/
• ir visitar Cabo Polonio. É fácil de chegar. saindo de la paloma, tem que entrar na ruta 9, que vai pra la pedrera e águas dulces. quando se chega na entrada da reserva, que dá mais um menos uns 40 minutos, tem que deixar o carro no estacionamento e partir pra uma aventura deliciosa a bordo de um caminhão cheio de bancos, que carrega umas 25 pessoas. espere ser o primeiro da fila pra poder sentar no melhor banco de todos: o que fica bem cima da cabine do motorista. Imperdível.
• tomar Zillertal e petiscar no Los Gitanos. Fica en La Aguada, sempre seguindo pela rua Principal. O lugar tem vários cantinhos super charmosos no meio de um jardim. Super agradável.
• visitar a Laguna de Rocha. É lindo. Saindo de La Paloma, entrar à esquerda bem na frente da entrada da ruta 10. Pra quem gosta de praticar esportes aquáticos (ou pescar) o lugar é ideal. É um belo passeio.
• se hospedar ou jantar no Pueblo Barrancas em La Pedrera. Simplesmente maravilhoso. Lindo, natural, moderno, chique. Olhe as fotos, entre no site e não deixe de ir lá. http://www.pueblobarrancas.com/
• almoçar ou jantar em La Pedrera. a 7 km do centro de La Paloma, é uma praia cheia de restaurantes charmosos. Dá pra pegar praia lá e depois almoçar; ou só ir almoçar ou só jantar. qualquer hora é bom.
• almoçar em algum dos milhares de lugares legais de Punta del Este. Mas agora a grande dica: quem vem de La Paloma pela ruta 10, entrar na entrada que vai para José Inácio. A estrada é de chão, linda. E tem vários condomínios de estâncias sendo construídos por ali. Um mais lindo que o outro. Vale a pena pegar esse caminho.
• Tomar café ou almoçar no Café Zinc, em Punta del Este. E essa é a minha única dica de Punta. O lugar é simplesmente maravilhoso. Um galpão antiquário com um café/restaurante lá dentro. lindo. Pra quem gosta de antiquários como nós, não pode deixar de ir. Fica quase em frente a Medialunas Calentitas, na primeira rótola, após a ponte ondulada na Barra
9 comentários:
Pôxa! Amei as dicas!
Sou suspeita em falar do Uruguay - AMEI aquele pedaço de terra e me surpreendí demais qdo fui a 1ª vez para lá, virei fã e acho Punta del Este tudibom!
Passei rapidamente em La Paloma, mas quem sabe na próxima!?
Bjos
Adorei as dicas,pois ainda não conheço o Uruguay,acreditas?;-todas sugestoes serão bem vindas!!! otimo post!!
;-)
estou saindo de são leopoldo na madrugada de quinta para sexta-feira. destino é la paloma. ja fui ate santa tereza, so que de onibus e fiqui num camping totalmente "roots".
Puxa, e me disseram q era meio roots.. mas tem um monte de lugar bacana (e já q vc é especialista nessas plagas, podes me explicar pq tudo fica mais charmoso e gostoso depois de cruzar o Chuí) bjs
Adorei as dicas do blog, pena que não deu para conferir todas. Mas não poderia deixar de comentar do restaurante 7 candelas, a comida é ótima e a popi, melhor sorvete de doce leite que já comi.
Fui pra La Paloma no ano-novo e usei a maioria dessas dicas. Sucesso total!
Olá,
Queremos passar o ano novo em la paloma, vc recomenda?
olá.
pelas dicas de lá você já vai poder sentir "o clima" de la paloma. se esse for o seu astral pro ano novo, recomendo muito.
tem vários novos lugares pra ficar e a praia é uma delícia.
;)
como as praias do uruguay são muito concorridas, se você decidir ir pra lá, é legal reservar com uma certa antecedência e garantir um bom lugar pra ficar.
;)
Estou em La Paloma neste momento. Decidimos no início de dezembro e reservamos um dos hoteis que tu indica, o Yerutí. Adoramos tudo por aqui, principalmente a comida e a tranquilidade. Obrigada pelo teu post, foi muito útil e ainda será... quase um guia!!! Ótimo ano novo,
Postar um comentário