terça-feira, 1 de junho de 2010

La Paloma cheia de dicas da Paola Barbieri. Agora, com fotos!

A Paola Barbieri já virou correspondente do Café Viagem no Uruguai. Ela é minha grande amiga e contribui muito com suas dicas ótimas. Obrigada neguinha! Não pensei que tinha tanta coisa legal pra fazer em La Paloma no Uruguai. Tuas dicas mereciam uma capa de revista de viagem.




Texto da Paola
Eu sou supeita pra falar de qualquer lugar do Uruguay, que dirá de La Paloma. Então resolvi dividir com os leitores do Café Viagem algumas dicas re-própias pra que disfrutem bien.

Dica básica: reserve um dinheiro extra pra torrar no Chuí. O maior free-shop de lá, o Neutral, abriu agora o Neutral mega store. Tem tudo: lojinha da Victoria Secret, Nike, Lacoste, Adidas, milhões de coisas pra criança, vários modelos de Ray Ban, todos os cremes, shampoos, maquiagens e perfumes. Além de bebidas super baratas e eletrodomésticos de pequeno porte porém de grande importância (ferro de viagem, mixer, chapinhas, etc.). O paraíso e, pra mim, uma novidade: você pode fazer na hora, e sem custos, o cartão fidelidade Neutral que dá descontos nas compras. Não é tudo?


Alugue uma casa com toda infraestrutura ou fique num hotel bem confortável. Como La Paloma não tem muitas opções de entretenimento é importante estar bem hospedado. Seguem algumas dicas de lugares, mas a melhor de todas: se pretende voltar, dê uma pedalada por lá e fotografe as casas que mais vc gosta. Assim, a próxima temporada tá garantida. http://www.balneariolapaloma.com.uy/ http://www.hotelyeruti.com/ http://www.ronaparthotel.com/


Para os mais aventureiros, La Paloma tem um hostel aparentemente super cool. Fica bem na frente do Punto Sur, motivo suficiente pra eu achar que esse hostel é legal. http://www.labalconadahostel.com/

Pegar praia na Balconada. Pra mim é a praia mais bacana de todas. Sempre vamos nela, cheia de gente legal e silenciosa. Tem um barzinho delícia, bem na baixada principal da praia, que serve empanadas, bebidas e milho. Não deixe de ver o pôr-do-sol da Balconada. Um mais lindo do que o outro. Tão lindo que as pessoas até batem palmas. Buena onda total.



Alugar bicicletas pra não precisar sair de carro. La Paloma é plana e se pode ir pra todo lugar de bicicleta: super, panaderia, carniceria, passear por la playa Serena, Anaconda ou La Aguada. Ande por tudo de bicicleta. existem 3 lojinhas pra alquilar. Fomos na Pinón Fijo, na rua do Los Molles, e adoramos. 15 dias, 600 pesos. Regalado! Calle Aries, casi con calle Antares.

Supermercado Los Molles. Amo supermercados em qualquer lugar do mundo e esse é o melhor de La Paloma. Os fiambres são uma perdição: todo e qualquer queijo é uma delíca, todo e qualquer jamón, ou bondiola (copa) ou salame, ou seja lá o que for é uma delícia. E o melhor é que eles cortam fatias beeem fininhas. Prove todos. Além disso, independente da hora que você chegar vai ter uma baguete (flautas, como dicem) recém saída do forno. Só o cheiro já te mata. E antes de voltar pro Brasil, ranchinho de importados: Stella Atrois de litro, latinhas de Pilsen, vários potes legais de temperos, Mostaza Ssavora, farinha de Fainá e Pomelo são meus preferidos. Sempre voltam conosco. Calle Aries con calle Delfín.


Comprar Malboro en paquete de diez. Aqui tem umas caixinhas que tem só dez cigarros. Além de você fumar menos, as caixas ainda são super charmosas. Compre um estoque e leve pra sua cidade para quando for a alguma festa ou para deixar em cima da mesa pros convidados num jantarzinho qualquer em casa. (nos Molles tem).


Comprar bizcochos na Confiteria La Paloma. Bizcochos são as medias lunas, porém sem recheio. Todo mundo compra pra comer junto com o mate (chimarrão). E esse lugar, em especial, é o melhor da praia. Chegue de manhã cedinho e peça dulces e salados (o saquinho que vem já é um charme). Pegue seu chimarrão e vá bizcochar (que é comer bizcochos e charlar) por aí. Calle Del Navio, esquina calle Canopus

Comprar as melhores e autênticas pastas uruguayas na fábrica de pastas OGGI. Massas caseiras da melhor qualidade. Simplesmente tudo de bom. Se compra por quantidade, tipo 100 ravioles, 200 capeletti. Você escolhe. Amo ravioles de espinaca. Cozinhe e coma só com queijo ralado (que também vendem lá) e azeite de oliva. Uma delícia. Na rua do Lo de Pocho.

 
Tem duas carnicerias ótimas mas que eu não lembro o nome. Ficam na rua do lado dos Molles, na calle Delfín. Foi o único lugar do mundo que eu vi que os açougues são limpos, a carne é boa e o ambiente climatizado. Toma.

Tomar uma cerveja no balcão do Lo de Pocho: um mercadinho/restaurante bem “pé sujo” que tem um balcão do lado de fora. O lugar é bem simples, mas bem gostosinho pra uma tomar uma checha fria rápida e ver o movimento.

Almoçar no Perla Negra. A primeira vista o lugar é meio estranho, mas dê a volta e sente numa mesinha na rua, de frente pro mar. A comida é ótima e é um dos únicos lugares que a cerveja já vem em um balde com gelo. Perfeito.


Comer pizza na El Sargo. É uma pizzaria meio bastantão, mas uma delícia. Pra ir de noite comer mussarela con azeituna e tomar cerveja. No final da calle del Navio.


• Rotiseria Parada 7. A gente nunca foi mas sempre passo pela frene e acho super legal. Vai lá e depois nos conta se eu tava certa. É na calle dos los Molles.



• Pollo y Playa. Da série “a gente não foi mas queria ir”. Lugar que vende só frango, cru e pronto pra comer. O cheirinho é uma delícia e o nome ótimo. Bem na frente do los Molles.


Só por curiosidade, visitar o Vivero de La Paloma. Uma das bandas pra se dar de bici. O lugar é super legal, cheio de luminárias, bancos, namoradeiras e coisas legais rodeado por flores e plantas amontoadas.



•Subir no Faro e ver La Paloma 360º. Lindo de mais, tem que ir. A vista é sensacional e o pôr-do-sol impagável.


•Comer churros na churreria Dan Yis. O melhor churros do mundo. não deixe de comer o tradicional churros relleno con dulce de leche e o melhor de todos: o simples, que é só a massa frita dentro de um saquinho, cheio de açúcar e canela. Hum.... O horário é super estranho: das 17h às 0h. Quase na frente do Ancap, na saída de La Paloma.


De dia ou de noite, aproveitar o Punto Sur. Um restaurante sensacional na beira da Balconada. Pra ir depois da praia e curtir a vista do mar ou pra jantar. Desde o shanduíche caliente até a paella para "compartir", tudo é uma delícia. O Punto Sur é nosso refeitório em La Paloma. Calle Centauro s/n



• Almoçar ou jantar despretenciosamente no 7 Candelas. O lugar é bem bacaninha e a comida é uma delícia. Pescado del dia e ensalada verde é minha sugestão. Calle Mercutio y Saturno.



• Jantar no restaurante do Hotel Bahia. O hotel é o mais antigo de La Paloma e a chef de cozinha é ótima. O lugar não é lá muito charmoso, mas a comida é maravilhosa. Sente numa das mesinhas perto das janelas de vidro, peça um bom vinho uruguayo e desfrute! Ah! Av. Del Navío, s/n.


• Comer sorvete na Pop. é a sorveteria artesanal de La Paloma que já tem filial em La Pedrera e Punta. O sorteve é uma delícia. recomendo os de fruta (durazno, coco e limón), o de chocolate amargo e o de dulce de leche granizado. Os copinhos coloridos são uma graça. Pra trazer na mala.


• jantar e ouvir música no El Hinden. O nome é em homenagem ao navio chamado El Hilden que naufragou em Cabo Polônio e virou símbolo de corajosos marujos que lutavam não sei pelo que. O lugar é um charme total e a comida é ótima. Quase toda noite tem show acústico de um músico uruguayo de bom gosto. Tudo de bom.

tomar vinho branco ou cerveja no Buscavientos, en los Botes. O lugar tem uma vista maravilhosa da praia e é super charmoso. Sentar numa mesinha de madeira e ficar olhando pro mar é maravilhoso. Nos aventuramos, sem sucesso, na comida. minha dica: é um lugar só pra beber.
http://www.buscavientos.naturaluruguay.com/


• ir visitar Cabo Polonio. É fácil de chegar. saindo de la paloma, tem que entrar na ruta 9, que vai pra la pedrera e águas dulces. quando se chega na entrada da reserva, que dá mais um menos uns 40 minutos, tem que deixar o carro no estacionamento e partir pra uma aventura deliciosa a bordo de um caminhão cheio de bancos, que carrega umas 25 pessoas. espere ser o primeiro da fila pra poder sentar no melhor banco de todos: o que fica bem cima da cabine do motorista. Imperdível.


• tomar Zillertal e petiscar no Los Gitanos. Fica en La Aguada, sempre seguindo pela rua Principal. O lugar tem vários cantinhos super charmosos no meio de um jardim. Super agradável.

• visitar a Laguna de Rocha. É lindo. Saindo de La Paloma, entrar à esquerda bem na frente da entrada da ruta 10. Pra quem gosta de praticar esportes aquáticos (ou pescar) o lugar é ideal. É um belo passeio.



• se hospedar ou jantar no Pueblo Barrancas em La Pedrera. Simplesmente maravilhoso. Lindo, natural, moderno, chique. Olhe as fotos, entre no site e não deixe de ir lá. http://www.pueblobarrancas.com/



• almoçar ou jantar em La Pedrera. a 7 km do centro de La Paloma, é uma praia cheia de restaurantes charmosos. Dá pra pegar praia lá e depois almoçar; ou só ir almoçar ou só jantar. qualquer hora é bom.




• almoçar em algum dos milhares de lugares legais de Punta del Este. Mas agora a grande dica: quem vem de La Paloma pela ruta 10, entrar na entrada que vai para José Inácio. A estrada é de chão, linda. E tem vários condomínios de estâncias sendo construídos por ali. Um mais lindo que o outro. Vale a pena pegar esse caminho.

• Tomar café ou almoçar no Café Zinc, em Punta del Este. E essa é a minha única dica de Punta. O lugar é simplesmente maravilhoso. Um galpão antiquário com um café/restaurante lá dentro. lindo. Pra quem gosta de antiquários como nós, não pode deixar de ir. Fica quase em frente a Medialunas Calentitas, na primeira rótola, após a ponte ondulada na Barra

9 comentários:

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Pôxa! Amei as dicas!
Sou suspeita em falar do Uruguay - AMEI aquele pedaço de terra e me surpreendí demais qdo fui a 1ª vez para lá, virei fã e acho Punta del Este tudibom!
Passei rapidamente em La Paloma, mas quem sabe na próxima!?

Bjos

Ana disse...

Adorei as dicas,pois ainda não conheço o Uruguay,acreditas?;-todas sugestoes serão bem vindas!!! otimo post!!
;-)

Anônimo disse...

estou saindo de são leopoldo na madrugada de quinta para sexta-feira. destino é la paloma. ja fui ate santa tereza, so que de onibus e fiqui num camping totalmente "roots".

Val Janissek disse...

Puxa, e me disseram q era meio roots.. mas tem um monte de lugar bacana (e já q vc é especialista nessas plagas, podes me explicar pq tudo fica mais charmoso e gostoso depois de cruzar o Chuí) bjs

Anônimo disse...

Adorei as dicas do blog, pena que não deu para conferir todas. Mas não poderia deixar de comentar do restaurante 7 candelas, a comida é ótima e a popi, melhor sorvete de doce leite que já comi.

Panda disse...

Fui pra La Paloma no ano-novo e usei a maioria dessas dicas. Sucesso total!

Anônimo disse...

Olá,

Queremos passar o ano novo em la paloma, vc recomenda?

paola barbieri disse...

olá.
pelas dicas de lá você já vai poder sentir "o clima" de la paloma. se esse for o seu astral pro ano novo, recomendo muito.
tem vários novos lugares pra ficar e a praia é uma delícia.
;)

como as praias do uruguay são muito concorridas, se você decidir ir pra lá, é legal reservar com uma certa antecedência e garantir um bom lugar pra ficar.

;)

Anônimo disse...

Estou em La Paloma neste momento. Decidimos no início de dezembro e reservamos um dos hoteis que tu indica, o Yerutí. Adoramos tudo por aqui, principalmente a comida e a tranquilidade. Obrigada pelo teu post, foi muito útil e ainda será... quase um guia!!! Ótimo ano novo,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Site Meter